Como funciona a Biometria em SP

Ter o cadastro biométrico passou a ser uma prioridade atualmente, devido a segurança e facilidade que ele traz aos processos que são feitos através do uso de documentação específica. 

Como funciona a Biometria em SP

Como é o caso do Título Eleitoral, onde o cidadão consegue apenas ao utilizar o mesmo juntamente com sua digital na hora do voto comprovar de forma explícita que verdadeiramente é ele que está fazendo uso da documentação e realizando aquele determinado processo no momento.

Dentre os Estados brasileiros que estão adotando o cadastro biométrico como obrigatoriedade encontramos São Paulo, que passou a exigir em algumas de suas cidades a necessidade de cadastro da biometria

Enquanto para outras no momento esse processo ainda é opcional, não tirando assim a necessidade de fazê-lo, assim logo adiantando para quando a Biometria SP passar a ser também obrigatória. 

Quer saber tudo sobre a Biometria SP? Vamos lá!

Cadastro biométrico

O cadastro biométrico em si diz respeito a um procedimento de coleta das impressões digitais, foto e assinatura digital do eleitor brasileiro a fim de que facilite o processo de reconhecimento do mesmo em votações no período eleitoral.

Assim afirmando com mais facilidade que é o mesmo que porta aquele documento e está fazendo uso dele no momento do voto. 

Ainda em 2015 a Biometria SP passou a ser adotada, e quem mora no Estado e teve seu título emitido a partir desta data, ou por algum motivo fez a renovação dele nesse período, já tem a sua biometria ativa, caso não, é preciso fazer a renovação do documento junto ao órgão competente.

Biometria sp obrigatória

   A Biometria SP obrigatória dizia respeito a 479 municípios paulistas que ainda em 2019 receberam o encargo de fazer a coleta dos dados biométricos de seus cidadãos em idade eleitoral para recadastramento.

Alguns conseguiram concluir esse cadastro, como Adamantina, Campos do Jordão, Cruzeiro, Ilhabela, entre diversos outros.

Ainda existem outros municípios como Euclides da Cunha, Florínea, Igaratá e demais que ainda não concluíram seus dados biométricos, precisando que seus moradores solicitem essa mudança o mais rápido possível, até 6 de maio de 2020. A lista completa você pode acessar aqui.

Biometria em São Paulo ainda não obrigatória

   A Biometria SP ainda não passou a se tornar algo obrigatório em algumas cidades do Estado, como por exemplo Americana, Arealva, Campinas, Guarujá, Mauá, entre outros (lista completa). 

O indicado pelo TRE do Estado de SP é que os cidadãos dessas cidades, mesmo ainda não tendo a biometria sp como obrigatória, devem procurar o poupatempo de suas cidades ou órgão responsável para realizar o recadastramento antes que ela se torne obrigatória, evitando contratempos e filas enormes.

Biometria sp – agende seu atendimento

   Para agendar o seu atendimento e cadastrar a sua biometria sp sem perder tempo com filas enormes você pode acessar o site do TRE do Estado clicando aqui, na aba de agendamentos, e escolher a forma de agendamento.

Se para um Cartório Eleitoral ou se para o Poupatempo, e ainda o que deseja fazer, indicando ser a biometria sp. Após, verifique o que há mais perto de você e finalize.