Como medir o ROI do seu marketing de conteúdo

Você já me ouviu falar várias vezes: “Você precisa de um blog. Precisa fazer marketing de conteúdo. Você precisa tornar seu blog tão popular que você vai ranquear por todo o Google.”

Mas sabe de algo? Leva tempo, energia e dinheiro para fazer tudo isso. Será que vale a pena? Olá pessoal, hoje vou falar sobre como vocês podem medir o ROI do marketing de conteúdo. Para mim, o marketing de conteúdo é muito lucrativo. A maioria das pessoas não tem certeza se está funcionando para elas, ou não. Então deixa eu explicar primeiro como medir o ROI do seu marketing de conteúdo, curso seo.

Isso vai te ajudar a determinar quanto dinheiro a mais você deve gastar com blog. Se você deve contratar mais pessoas, se deve focar mais em vídeo, se deve fazer podcasts, e na verdade é bem simples. A primeira coisa que você precisa fazer é configurar o Google Analytics.

Você não deve apenas configurá-lo e monitorar todas as visitas. Você deve configurar o monitoramento de metas nele. Após ver que está recebendo todas essas vendas e leads, você pode olhar de onde as pessoas estão vindo. Se você estiver gerando centenas de vendas por mês, ou mil, seja lá qual for o número, mas você descobre que 50% delas acham primeiro o seu blog pelo marketing de conteúdo ou algum post de blog, isso te fala que seu marketing de conteúdo está funcionando. E você pode medir isso.

A partir daí, você pode descobrir se vale a pena, ou se você deveria fazer mais, ou menos disso. A segunda coisa que você precisa olhar quando se trata de ROI de marketing de conteúdo é quão bem sua publicidade paga está convertendo. Muitas das suas vendas de publicidade paga vão vir do remarketing.

Mensurando seu blog

Você precisa olhar para o primeiro ponto de entrada de onde as pessoas vêm, porque em muitos casos você vai fazer remarketing para elas, e vai mostrar anúncios de banner enquanto elas navegam na internet, voltados aos seus produtos, voltados os seus serviços. Você deve se certificar de colocar alguma atribuição para o marketing de conteúdo.

Então digamos que você está recebendo 500 vendas do remarketing. Você sabe que 50% do seu tráfego está vindo do blog. Sabe que há uma boa chance de que uma porção significante das suas vendas de remarketing também estão vindo do seu blog. Então você deve atribuir algumas dessas vendas ao seu marketing de conteúdo.

Se certifique de olhar para seus números de remarketing, quantas vendas ele está gerando e qual porção desses visitantes são do blog também. A terceira coisa que você deve medir para descobrir o ROI do seu marketing de conteúdo são menções de marca. Olhe o Twitter. Quantos retweets você está recebendo? Olhe o Facebook. Quantas menções, compartilhamentos você está recebendo? Olhe o LinkedIn. As pessoas estão falando sobre você em conferências do seu ramo?

Tem muito valor em construir uma marca. E se sua marca está crescendo e você está vendo isso, isso mostra que seu marketing de conteúdo está ajudando. Quando você compra sapatos, você não sai e pensa: “Hmm, deixa eu ver qual sapato vou comprar”. Você provavelmente vai comprar sapatos da Nike porque essa marca é tão popular. Se quiser um cartão de crédito, você provavelmente vai escolher American Express, Visa, MasterCard. Novamente, porque essas marcas são tão populares.

Então você deve se certificar de também atribuir uma parte do seu gasto com marketing de conteúdo para o valor da sua marca. Se você não tem certeza se sua marca está aumentando ou diminuindo, você pode ir para o Google.com/trends, digitar o nome da sua marca, como Nike, e você pode ver a tendência. Está constante, ou aumentando? Se estiver fazendo muito marketing de conteúdo,
e você ver que sua marca está crescendo, porque você está conseguindo todas essas menções sociais, você sabe que isso está te ajudando. E marcas são valiosas.

A importância de fortalecer sua marca

Se você olhar para as maiores empresas do mundo, elas construíram marcas incríveis. Você não pensa: “Preciso comprar vários produtos. Deixa eu pesquisar no Google”. Você simplesmente vai para Amazon e compra esses produtos. Porque todo mundo sabe que Amazon é o lugar ideal para todas suas necessidades de e-commerce. Eles criaram uma marca imensa. E marketing de conteúdo ajuda com essa construção de marca.

A última dica que tenho para você é: colete e-mails nos seus posts de blog. As pessoas vão para seu blog. Elas o leem. Elas estão lá pela educação, pela informação. Se você tentar converter elas para uma venda imediatamente, isso provavelmente não vai funcionar. Você precisa construir essa confiança. Para fazer isso, você precisa coletar e-mails.

Então você pode usar ferramentas como hellobar.com. Colete e-mails com upgrade de conteúdo, pop-ups, sliders, as possibilidades são ilimitadas. A Hello Bar é gratuita também. E com a Hello Bar, após coletar e-mails, você pode enviar e-mails e começar a interagir com as pessoas com o tempo, conhecer elas. Construir essa confiança.

E após uma semana ou duas, você pode vender para elas seus produtos ou serviços. Ao fazer isso, você vai descobrir que irá gerar mais vendas. E com o tempo, isso vai te trazer um ROI muito melhor do seu marketing de conteúdo, porque você também vai começar a receber mais vendas diretas. Especificamente com e-mails que você pode atribuir do seu blog. Então é isso. Siga essas dicas.

Se fizer isso, você não vai saber apenas o ROI do seu marketing de conteúdo, mas você vai gerar mais vendas ao mesmo tempo. Se você gostou do artigo comente e compartilhe. Fale sobre ele para outras pessoas, clique aqui.

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