O mundo está ficando sem água fresca?

A próxima vez que você abrir uma lata de refrigerante, considere de onde veio a água lá dentro. O H20 em uma lata indiana de Coca-Cola inclui água da chuva tratada, enquanto o conteúdo nas Maldivas pode ter sido uma vez a água do mar.

A água precisa vir de fontes tão diferentes por uma razão – é porque existe uma crise global de água doce.

Dado que 70% da superfície da Terra é água, e esse volume permanece constante (a 1.386.000.000 de quilômetros cúbicos), como é possível uma escassez de água?

Bem, 97,5% é água do mar imprópria para consumo humano. E as populações e temperaturas estão sempre aumentando, o que significa que a água doce que temos está sob forte pressão.

A demanda global de água está projetada para aumentar em 55% entre 2000 e 2050.

Grande parte da demanda é impulsionada pela agricultura, que responde por 70% do uso mundial de água doce, e a produção de alimentos precisará crescer 69% até 2035 para alimentar a crescente demanda. população.

A retirada de água para energia, usada para usinas de resfriamento, também deve aumentar em mais de 20%. Em outras palavras, o futuro próximo apresenta um grande dreno de água doce após o próximo.

O que mais? Neste momento, de acordo com um estudo conduzido pela Nasa, muitas das fontes de água doce do mundo estão sendo drenadas mais rapidamente do que estão sendo reabastecidas.

Dos maiores aqüíferos do mundo (reservatórios subterrâneos de cascalho e areia), 21 de 37 estão recuando, da Índia e China para os Estados Unidos e França.

A bacia do Ganges, na Índia, está esgotando, devido às demandas de população e irrigação, estimados em 6,31 centímetros por ano. Jay Famiglietti, cientista sênior de água da Nasa, alertou que “o lençol freático está caindo em todo o mundo. Não há um suprimento infinito de água.

Você controla seu consumo de água?

Sempre pergunto para as pessoas que convivo se elas conseguem me dizer quanto gastaram de água nos últimos seis meses em média. Sabe quantas conseguem me responder isso? Nenhuma!

Existe uma importância enorme em controlar seu consumo de água mensal, seja pelo meio ambiente ou pelo seu bolso. Sabe quanto veio sua conta de água?

Uma das formas de controlar e reduzir o consumo de água por você e na sua casa é emitindo a 2 via sabesp pelo site da cia. Dessa forma você consegue ver o quanto está desperdiçando de água mensalmente.

Consumo de água em outros países

Enquanto isso, a Cidade do México, construída em antigos leitos de lagos, está afundando em algumas áreas a uma taxa de nove polegadas por ano.

Como a cidade se baseia no aqüífero abaixo, o efeito é como beber um milkshake através de um canudo. Uma vez que as ruas horizontais agora ondulam como faixas de BMX.

A cidade importa 40% de sua água, e Ramón Aguirre Díaz, diretor do Sistema de Água da Cidade do México, culpou “chuvas mais intensas e intensas, o que significa mais inundações, mas também mais e mais secas”.

Muito do mesmo está acontecendo na Califórnia. De 2011 a 2016, o estado sofreu sua pior seca em 1.200 anos. Seus principais aquíferos recuaram a uma taxa combinada de 16 milhões de acres por ano, e cerca de 1.900 poços secaram.

Então, nos primeiros três meses de 2017, a chuva caiu 228% mais do que seu nível normal, graças à mudança climática, dizem os cientistas.

O lago Oroville, na parte norte do estado, oscilou entre 41% da capacidade e 101% em apenas dois meses, fazendo com que as represas fossem sobrecarregadas e que 188.000 residentes locais fossem evacuados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *